maio 29, 2009
CRUZEIRO SEGUE FORTE PARA A MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO
Alexandre Minardi, apesar de Três desfalques importantíssimos viaja confiante na equipe que levará para Capital Paulista, que são:
No Feminino: EDIELZA ALVES DOS SANTOS GUIMARÃES
No Masculino: FRANCK CALDEIRA DE ALMEIDA; GIOMAR PEREIRA DA SILVA (O BAIANO); IVANILDO PEREIRA DOS ANJOS (O GOMES); JOSÉ PEREIRA DA SILVA (O P.SILVA); LUIS PAULO DA SILVA ANTUNES E MARCOS ALEXANDRE ELIAS E FRANCK CALDEIRA DE ALMEIDA.
Todos atletas estão bem treinados e agora é contar com a sorte também e torcer para que no dia 31 dia da Maratona todos estejam inspirados e que não aconteça nada de ruim e todos eles possam mostrar o seu o seu grande potencial.
Uma das grandes estrelas do Atletismo do Cruzeiro Esporte Clube, e do Atletismo Brasileiro e Sul Americano é o campeão Pan-Americano da Maratona Rio/2007 FRANCK CALDEIRA que após passar um ano de 2008 sem grandes conquistas está confiante que poderá correr bem e buscar o Bi, pois quando foi campeão não treinou nada para Maratona e ainda veio de uma viagem de Brasília – DF., um dia antes quando venceu um 10 Km na capital Federal. Enfim, não treinou nada para Maratona de 2004 quando venceu e agora vem de um treinamento muito forte na cidade mineira de Moeda e fez longões nas montanhas de Moeda e do Retiro das Pedras a 1.600 metros de altitude. Agora é esperar que o FRANCK possa colher os frutos desse treinamento com uma bela colocação se possível a vitória com todo respeito aos adversários.
Estão confirmados a presença de 7 (Sete) Africanos com QUENIANOS e ETÍOPES. Creio que essa 15ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, será a mais forte de todas já realizadas, pois além dos temíveis Quenianos terão ETÍOPES que considero que são mais fortes que os Quenianos. Mas o CRUZEIRO está preparado para enfrentar os fortes e temidos atletas Africanos. Além dos Africanos o Brasil vai muito forte com a Elite Brasileira dos Maratonistas.
A largada da Maratona Internacional de São Paulo, acontece nesse domingo 31 de Maio às 8Hs.55Minutos na Av. Jornalista Roberto Marinho passando pela ponte Estaiada novo cartão postal da Capital Paulista assim que entrar no ar o Esporte Espetacular. A chegada acontece em frente ao Monumento do Ibirapuera.
OS desfalques do CRUZEIRO E.C., para Maratona Internacional de São Paulo, são:
DENISE PAIVA LUCAS CAMPOS, campeã da ULTRA MARATONA DA ESPANHA DE SANTA CRUZ DE BEZANA em 2008 que pegou uma forte gripe e está há quatro dias sem treinar.
JOÃO FERREIRA DE LIMA (O JOÃO DA BOTA) que apesar da grande vitória na 4ª CORRIDA JOÃO CÉSAR DE OLIVEIRA, domingo último na cidade de Contagem, também está fora devido ter sentido uma forte dor na coxa direita parte posterior e também pequenas dores na panturrilha direita. Os médicos deram um prazo de no mínimo 20 dias para sua recuperação.
LINDOMAR MODESTO DE OLIVEIRA, resolvi tirá-lo da Maratona devido acontecer uma prova importante no BELVEDERE que é a Corrida da TORINO, com organização da Academia BY JAPÃO. É uma corrida importante da Capital Mineira que terá a supervisão da FMA (Federação Mineira de Atletismo) e o PANTANAL, já foi campeão dessa prova várias vezes e tem chances de conquistar mais uma vitória para o CRUZEIRO E.C. Esse ano o percurso vai ser modificado para melhor deixando de passar em muitas subidas íngremes e um dos percursos é a volta da Lagoa Seca próximo ao BH Shopping.
Alexandre Luiz Minardi
Diretor/Técnico de Atletismo do Cruzeiro Esporte Clube
maio 21, 2009
CORRER FAZ BEM PARA A SAÚDE
Correr pode reduzir o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade, sugerem novos estudos da Universidade de Berkeley (EUA). Os maiores ganhos foram verificados em atletas, mas mesmo pessoas que correm distâncias menores foram beneficiadas.
Um dos trabalhos analisou informações de mais de 40 mil corredores durante sete anos e verificou que os homens que correram cerca de 64 km semanais tiveram 35% menos chance de ter catarata do que aqueles que corriam menos de 16 km por semana.
Os pesquisadores compararam ainda os dados dos homens com melhor condição cardiorrespiratória aos dos menos preparados e viram que os atletas mais velozes apresentaram menos queixas da doença.
A corrida também foi benéfica em distâncias menores. Outro estudo realizado na mesma universidade analisou 152 homens e mulheres e constatou que aqueles que correram entre 2 km e 3,8 km por dia estavam 19% menos suscetíveis a ter degeneração macular do que as que se exercitaram por menos de 2 km diários.
Para o pesquisador em oftalmologa esportiva Marinho Scarpi, os resultados sugerem que a corrida pode ajudar na prevenção da catarata e da degeneração macular por evitar problemas como hipertensão, diabetes e obesidade, que são fatores de risco para as duas doenças.
Estudos anteriores já apontavam que outras atividades físicas podem reduzir tais fatores, mas exercícios vigorosos como a corrida se mostraram mais eficazes. “Com exceção da exposição à luz solar, os atletas, em geral, cuidam mais de si mesmos e de sua alimentação.”
Segundo ele, a prática também ajuda no controle do metabolismo do açúcar e reduz o consumo de cigarro e álcool entre seus praticantes, fatores de proteção já conhecidos.
O ponto alto dos estudos de Berkeley, avalia Scarpi, é a indicação de que mesmo quem não alcança tão longas distâncias pode ser beneficiado. “Não é necessário correr 10 km por dia para reduzir os riscos”,
Outro estudo, feito em 2006 na Universidade de Medicina de Kaunas, na Lituânia, testou 210 pacientes com cerca de 60 anos internados para cirurgias de catarata e verificou que o aumento da opacidade das lentes oculares foi maior em pessoas sedentárias. Os pesquisadores creditam o resultado, entre outros fatores, ao acúmulo de radicais livres, presentes em maior concentração no organismo de quem não pratica atividades físicas.
Gosto pelo esporte
Décio Oliveira Castro, 72, correu pela primeira vez em uma São Silvestre, em 1953. “Sem treino e descalço”, conta. Tomou gosto pelo esporte e hoje percorre 76 km semanais. Nos fins de semana, corre cerca de 23 km diários, incluindo subidas no percurso. Ao contrário de outros membros de sua família, Castro não sofre de hipertensão, de diabetes ou de problemas de visão. “Leio qualquer coisa sem ajuda de óculos. Remédios, só para dor muscular, comuns após maratonas.”
Rubens Belfort Júnior, oftalmologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que o estudo traz dados interessantes, que podem sugerir novas investigações. “Talvez a exposição à luz ultravioleta, que é geralmente tida como agravante, não afete tanto seu surgimento”, diz.
A degeneração macular e a catarata estão entre as principais causas de cegueira em adultos no mundo. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 350 mil pessoas precisam fazer a cirurgia de catarata todos os anos.
Por JULIANA CALDERARI
colaboração para a Folha de S.Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u555577.shtml